quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Como Iniciar Meu Negócio?


Boa Noite Pessoal!!!
Vamos ao nosso PRIMEIRO POST!!!


O Ano Novo está chegando, e com ele muitas expectativas de uma vida melhor, mais tranquila e com mais dinheiro no bolso... Rsrsrs... Por isso eu escolhi este assunto que é muito especial!!!

COMO INICIAR O MEU NEGOCIO?


Um negócio, por mais simples que seja, deve ser muito bem planejado e organizado, para que não se torne um problema e uma dor de cabeça...

Muitas pessoas me perguntam: Como você começou? O que te levou a iniciar esse negócio?

Antes de mais nada, você deve CONHECER a sua realidade. O que vai trabalhar? Você conhece à respeito? Quais são os prós e os contras?

Como todos já sabem, desde criança faço artesanatos, como hobby. Adorava fazer lembrancinhas e festas para os meus irmãos, pro meu marido, para o meu filho, sobrinhos e amigos. Mas HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA entre fazer PESSOALMENTE e fazer PROFISSIONALMENTE. Não dá para trabalhar com amadorismo, sem calcular exatamente os custos e valorizar o seu trabalho.

Quando resolvi criar o Atelier e torná-lo um negócio, comecei a pesquisar sobre o assunto... Primeiramente escolhi meu FOCO >> Lembrancinhas para Festas... Vi que a moda do momento era personalizados em papéis, tecidos e rendas. Comecei a entender então sobre tipos de papel, gramatura, tecidos, e ferramentas que poderiam me auxiliar na confecção destes personalizados. Foi aí que conheci a SILHOUETTE ®, a SIZZIX ® e a Impressão a Laser.

Vi um mundo de possibilidades a minha frente, e fiquei perdida, sem saber por onde começar. Aí encontrei um grande aliado, que me ajudou a planejar todo o meu negócio. O SEBRAE.

No site do SEBRAE você encontra uma cartilha bacana, que te dá o passo a passo de como iniciar o planejamento do seu negocio.. Vou por o link abaixo, caso alguém se interesse...


Além disso, a bagagem que adquiri no MBA em Gestão Empresarial da FGV me fez pensar que o PLANEJAMENTO era fundamental para o sucesso do meu negócio.

Comecei então a fazer o meu plano:
  • Estabeleci uma Missão para empresa;
  • Estabeleci a sua forma jurídica (No caso do Atelier, criei um MEI - Farei outro POST para explicar melhor essa forma jurídica);
  •  Fiz uma análise do mercado e dos concorrentes;
  • Estabeleci uma lista com os 10 principais fornecedores de material, e os que tinham melhores preços e prazos de entrega. Para quem mora no interior, assim como eu, isso pode ser um grande problema;
  • Fiz um plano de Marketing; 
  • E por último fiz um levantamento de todos os materiais que precisaria para iniciar o meu negócio. Tanto mobiliários, maquinários, quanto material de consumo.
 Ao final de toda essa pesquisa e estudo, eu tinha exatamente quanto eu precisaria investir para iniciar, com qualidade e oferecendo um serviço diferenciado...

Lembre-se sempre que: FAZER MUITA GENTE FAZ, MAS O QUE VOCÊ TEM DE NOVO PARA OFERECER?

E foi assim que comecei.... Comprei tudo que eu precisava,,, O investimento foi relativamente baixo para um negócio (gastei em torno de R$10.000,00) e dei asas à imaginação e criatividade...

Se alguém interessar no meu plano de negócios pronto, e só mandar um e-mail para ateliermeninamineira@gmail.com que eu envio ok....

Bjokssssss e até a proxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário